Abrir espaço para a felicidade

Abrir espaço para a felicidade
Quando os braços baixam, algo mais se poderá erguer. Se a coragem não faltar, o Homem realizará a sua obra

terça-feira, 21 de agosto de 2007

O que é ser verdadeiramente saudável?

Realmente a saúde acontece em algum lugar dentro de nós. Poderá considerar-se que a sua subjectividade em termos de consciência não conhece nascimento, nem morte. Ela é efectivamente eterna.
E ser saudável na consciência significa :
Primeiro: estar atento;
Segundo: ser harmonioso;
Terceiro: ser silencioso;
Quarto: ser compassivo.
Se estes quatro factores estão preenchidos, a pessoa é internamente saudável.
Quando se pergunta a um médico o que é a saúde, normalmente ele responde somente que a saúde é a ausência de doença. Mas esta definição é negativa.
Não está correcto definir saúde em termos de doença. A saúde é uma coisa positiva, um estado positivo. A doença é negativa. Saúde é a nossa natureza. A doença é uma invasão na natureza. Assim, é muito estranho que tenhamos de definir saúde em termos de doença. A saúde coexiste connosco, a doença vem ocasionalmente.
Paracelso costumava dizer que a saúde precisa de ser definida positivamente. “Até conhecermos o estado da sua harmonia interior, podemos no máximo libertá-lo das suas doenças - porque a harmonia interior é a fonte da saúde. Mas, quando o libertamos, irá imediatamente apanhar outra, porque nada foi feito em relação à sua harmonia interior. O ponto em questão é que a sua harmonia interior precisa de ser sustentada”.
A ciência médica ocidental tem visto o Homem como uma unidade separada – aparte da natureza. Esta é uma das grandes falhas que foram cometidas.
O Homem é parte da natureza; a sua saúde não é mais nada além de estar bem com a natureza.
O Homem não é uma máquina, é uma unidade orgânica e não precisa de tratar apenas o que está doente. A parte doente é apenas um sintoma de que o organismo inteiro está em dificuldades; e está a demonstrar isto porque ela é a parte mais fraca. O Homem é um todo; ou está doente ou está saudável.
A acupunctura desenvolveu mais de setecentos pontos que foram descobertos no corpo do Homem. O corpo do Homem (e da mulher) é um fenómeno bioeléctrico, vivo.
Tem uma certa electricidade – por isso podemos chamá-la ‘bio-electricidade’. Cada ponto relaciona-se com alguma parte do corpo que pode estar muito longe dele.
A Acupunctura é holística. Quando se toma o Homem como máquina, obtém-se uma visão parcial dele. Se a sua mão está doente, apenas trata a mão; não se preocupa com o corpo todo, do qual a mão é apenas uma parte. A visão mecânica é parcial.
Ela é bem sucedida, mas o seu sucesso não é real porque a mesma doença que foi reprimida na mão pelo medicamento, cirurgia e outras, começa a expressar-se noutro lugar de uma forma pior. Assim , a medicina desenvolveu-se imenso; a cirurgia tornou-se uma grande ciência, mas o homem sofre de doenças, enfermidades, mais do que nunca.
Este dilema pode ser entendido. O Homem deveria ser tomado como um todo, tratado como uma unidade orgânica. Mas o problema da medicina moderna (ocidental), é que ela não pensa que temos alma ou mais alguma coisa mais do que a estrutura Corpo - Mente.
As emoções (negativas) afectam-nos bastante criando imensas desarmonias, dificultando o bom funcionamento do organismo, do todo.

António

Sem comentários:

Novidades

Mais terapias: Massagem ayurvédica; Massagem Shiatsu; Cranio-Sacral; Massagem localizada de Recuperação; Reflexologia Mãos e Pés; Drenagem Linfática


Banho de Som Taças tibetanas e outros instrumentos ancestrais ao serviço da harmonização e relaxamento Sessões individuais ou colectivas, com o terapeuta Paulo Raposo, co-criador da terapia Com marcação prévia


Acordo com Forças de Segurança e Sindicato dos Jornalistas Sócios e familiares do Sindicato da Polícia de Segurança Pública (ASPP)e do Sindicato dos JornalistasCondições especiais Com marcação prévia

SERVIÇOS CLÍNICOS

Acupunctura
TuiNa (Massagem terapêutica ou relaxante)
Drenagem Linfática Manual
Reflexologia dos Pés e Mãos
Shiatsu
Dietética
Fitoterapia
Ventosaterapia

Auriculoterapia
QiGong/Tai Chi (Ginástica energética)

Acupunctura Estética
Ioga
Massagem de Som

Massagem localizada de recuperação, Enfermagem, aliando os conceitos das medicina oriental e ocidental