Abrir espaço para a felicidade

Abrir espaço para a felicidade
Quando os braços baixam, algo mais se poderá erguer. Se a coragem não faltar, o Homem realizará a sua obra

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Ego, para que serves tu ...

Terapia é basicamente uma função de amor e o amor flui somente quando não há ego. Só pode ajudar a outra pessoa na medida em que não se é egoísta. No momento em que o ego entra, a outra pessoa (doente, paciente, ou como queiram, a pessoa que no momento está precisando de ajuda) torna-se defensiva.
O ego é agressivo : cria uma necessidade automática no outro de ser defensivo. O amor é não-agressivo, ajuda a outra pessoa a permanecer vulnerável, aberta, não-agressiva. Portanto, sem amor não existe terapia.
Terapia é uma função do amor, logo com ego não se pode ajudar, pode-se inclusivamente obstruir seu tratamento, seu crescimento.
A Psicologia ocidental ainda pensa em termos de um ego saudável, mas o ego nunca pode ser saudável. O ego em si é doença. Pensa que as pessoas estão a sofrer de egos fracos. Não se sofre de fraqueza do ego, mas de muito egoísmo.
A sociedade é orientada pela mentalidade masculina, pela agressividade, o único desejo da sociedade é conquistar, para isso tem de abandonar tudo o que é feminino em si, isto é metade do seu ser, e viver com a outra metade. Uma metade nunca pode ser saudável, porque a saúde vem da totalidade.
O Feminino tem de ser aceite. O feminino é o não-ego, a receptividade, o amor.
Uma pessoa realmente saudável é aquela que está equilibrada entre o masculino e o feminino. Não se pode categorizá-la. Ela é plena e sã. No oriente ela é olhada como o Mestre.
O oriente criou o Mestre, o ocidente criou o psicoterapeuta.
Quando as pessoas estão mentalmente perturbadas no Ocidente vão a um psiquiatra; no Oriente vão a um Mestre.
A função do Mestre é totalmente diferente da função um psicoterapeuta. O Mestre não ajuda a conseguir um ego mais forte.; na verdade ele fá-lo sentir que o ego que você tem já é de mais, que você precisa de o abandonar, de deixá-lo ir.
Uma vez que o ego foi abandonado, você é uno e fluidico. Deixa de existir bloqueio e obstáculos.
Se o próprio terapeuta é egoísta, ambos são prisioneiros. As suas prisões são diferentes, mas elas não podem ser de grande ajuda.
O amor relaxa o outro. O amor dá confiança ao outro. O amor banha o outro, cura as suas feridas, coloca sua energia em contacto com a fonte.
António

Preferência

O Diário de Notícias publicou ontem o resultado de uma sondagem sobre a adesão dos portugueses às terapias não convencionais. Àparte desta definição, que não comento porque identifica junto do leitor - embora primariamente - o que fazemos, o que realço é a vontade de mais de 80 por cento dos inquiridos pela regulamentação e reconhecimento por parte do ministério da Saúde.
A regulamentação e reconhecimento são muito importantes porque garantiriam aos utentes profissionalismo e uma formação sólida do terapeuta. O utente deve, por isso, pedir sempre a credenciação de quem o trata. Esta 'oficialização' permitiria ainda colocar em pé de igualdade o sector de saúde, em todas as suas vertentes, nomeadamente no que diz respeito à prestação do IVA entregue ao Estado. Os profissionais de medicinas alternativas, quando prestam o serviço, pagam 21 por cento sobre o serviço prestado; ao invés, na medicina convencional, os médicos estão isentos !
Parece-me ser justa uma equivalência mais razoável, até porque se sabe que, em muitas circunstâncias e em muitas áreas, a nossa actuação é decisiva para a saúde de quem nos procura. Já para não falar de ser mais saudável e holística.
Por isso, pede-se a quem de direito uma maior consciência do papel da medicina natural no mundo. Enquanto isso, nós continuamos a trabalhar para o bem-estar do paciente.
Com muita paciência!
Paula

Novidades

Mais terapias: Massagem ayurvédica; Massagem Shiatsu; Cranio-Sacral; Massagem localizada de Recuperação; Reflexologia Mãos e Pés; Drenagem Linfática


Banho de Som Taças tibetanas e outros instrumentos ancestrais ao serviço da harmonização e relaxamento Sessões individuais ou colectivas, com o terapeuta Paulo Raposo, co-criador da terapia Com marcação prévia


Acordo com Forças de Segurança e Sindicato dos Jornalistas Sócios e familiares do Sindicato da Polícia de Segurança Pública (ASPP)e do Sindicato dos JornalistasCondições especiais Com marcação prévia

SERVIÇOS CLÍNICOS

Acupunctura
TuiNa (Massagem terapêutica ou relaxante)
Drenagem Linfática Manual
Reflexologia dos Pés e Mãos
Shiatsu
Dietética
Fitoterapia
Ventosaterapia

Auriculoterapia
QiGong/Tai Chi (Ginástica energética)

Acupunctura Estética
Ioga
Massagem de Som

Massagem localizada de recuperação, Enfermagem, aliando os conceitos das medicina oriental e ocidental