Abrir espaço para a felicidade

Abrir espaço para a felicidade
Quando os braços baixam, algo mais se poderá erguer. Se a coragem não faltar, o Homem realizará a sua obra

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Até as formigas querem água!


Os últimos meses têm sido pródigos em acidentes rodoviários, incêndios, alergias e outros tantos acontecimentos que, a meu ver, se ligam à ausência de chuva. A água tem um aspecto regenerador, purificante e calmante de que o Outono necessita desesperadamente. O calor, pelo contrário, tende a expandir energias e alertar o Yang (movimento) geral. As estações amena e fria são, em MTC, sinónimo de recolha, de introspecção e de chuva.

Um amigo dizia-me ontem, espantado, que as formigas pupulam em sua casa. Sobretudo quando a casa está bem limpa e lavada! E surgem em locais húmidos, como o lavatório, lava-loiça, sanita!

A verdade é que em Novembro, a chuva deveria já ser uma presença constante. Assim o dizem os meteorologistas e assim o sentimos, nós e as formigas.

Que tal fazermos uma dança da chuva conjunta?

domingo, 4 de novembro de 2007

A visão mais estreita

Vinha ontem, na revista «Perspectiva», um trabalho sobre a Esclerose Múltipla. Mais do que as informações sobre a doença, o desabafo ali expresso dizia respeito à não aceitação dos médicos de uma eventual cura para doença, proposta por um não médico. Ou melhor, da rejeição pura e simples de mera audição ou leitura da proposta avançada por um então terapeuta, relatado por um enfermeiro no hospital de São José.
Não se pode dizer que isto espante. Aconteceu há uma dezena de anos, mas podia bem ser uma história de hoje. As chamadas doenças incuráveis generalizam tanto as situações que impedem a visão particular do indivíduo, estereotipando e catalogando os sintomas todos no mesmo saco e, por isso, impedindo a renovação estratégica e as aproximações diferenciadas.
A revista, inserida no jornal «Público», inclui nesse trabalho a terapia sugerida pelo terapeuta e devidamente registada, baseada nas pesquisas de Rudolf Arndt e Hugo Shultz (datadas do final do século IXX e início do XX) sobre a influência das microcorrentes de baixa voltagem na regeneração tecidular.
Por todas as pessoas a quem foi diagnosticada a doença e por aquelas futuramente afectadas, valeria a pena estudar mais a fundo o que ali se propõe.
Paula

Novidades

Mais terapias: Massagem ayurvédica; Massagem Shiatsu; Cranio-Sacral; Massagem localizada de Recuperação; Reflexologia Mãos e Pés; Drenagem Linfática


Banho de Som Taças tibetanas e outros instrumentos ancestrais ao serviço da harmonização e relaxamento Sessões individuais ou colectivas, com o terapeuta Paulo Raposo, co-criador da terapia Com marcação prévia


Acordo com Forças de Segurança e Sindicato dos Jornalistas Sócios e familiares do Sindicato da Polícia de Segurança Pública (ASPP)e do Sindicato dos JornalistasCondições especiais Com marcação prévia

SERVIÇOS CLÍNICOS

Acupunctura
TuiNa (Massagem terapêutica ou relaxante)
Drenagem Linfática Manual
Reflexologia dos Pés e Mãos
Shiatsu
Dietética
Fitoterapia
Ventosaterapia

Auriculoterapia
QiGong/Tai Chi (Ginástica energética)

Acupunctura Estética
Ioga
Massagem de Som

Massagem localizada de recuperação, Enfermagem, aliando os conceitos das medicina oriental e ocidental